Para criar nossa preciosa cerveja, nos inspiramos nas lendas e histórias da nossa região. Uma delas é a lenda do Monge São João Maria.
O monge tinha por costume abençoar locais por onde passava. Era comum que abençoasse olhos d’água e fontes. A estas águas é atribuído um caráter milagroso. É o que acontece com a fonte localizada às margens do rio Jordão, em Guarapuava. E é aí que nossas histórias começam a se misturar.
Segundo relatos, em uma de suas passagens por Guarapuava, o monge teria abençoado uma fonte de água ao pé de uma imbuia. Quando o monge passava pela cidade, costumava se acomodar nesse local. O tempo passou e a árvore foi cortada, mas o olho d’água permaneceu e foi construída uma gruta, ou capela, sobre ele. E é essa água que usamos nas nossas cervejas.
Dizem que São João Maria pregava o bem, atendia doentes e que era capaz de fazer milagres. A Gruta do Monge, localizada aqui ao lado da cervejaria, é cercada por mistérios. Por dentro de suas paredes, uma porção de objetos deixados por pessoas que creem no poder do monge e atribuem a ele desejos atendidos, graças e milagres.
Dessa fonte, desse local, dessa água benta pelo peregrino, e das águas do rio Jordão, nasce tanta história. Inclusive a nossa.